capa steil.jpg

Como se constitui a psicose?

Uma das grandes questões que afligem os profissionais e estudiosos da saúde mental é a constituição da estrutura psicótica (atualmente denominada Espectro da Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos).

Desde Hipócrates muitas teorias foram desenvolvidas, todavia, sempre focada nos seus cinco domínios: dos delírios; da alucinação; desorganização do pensamento (discurso); do comportamento motor grosseiramente desorganizado (incluindo catatonia) e por fim os sintomas negativos: expressão emocional diminuída, avolia, alogia, anedonia e falta de sociabilidade.

Entretanto, como esta se constitui e desencadeia manteve distante de uma solução.

Na presente obra, o psicanalista │ psicólogo e mestrando em Psicanálise (Universidade John F. Kennedy, Buenos Aires) Ricardo Steil (Prêmio Cânon de Literatura, 2009), a partir dos aportes teóricos de Sigmund Freud e Jacques Lacan propõe apresentar como se constitui e se desencadeia da psicose (Espectro da Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos).

Deste modo, o livro divide-se em três partes.

 

Primeira parte: apresentação teórica-psicanalítica da constituição e desencadeamento da psicose;

Segunda parte: apresentação do caso a ser estudado, ou seja, sinopse do personagem Pink da obra audiovisual The Wall (Pink Floyd, 1979); e

Terceira parte: análise do enredo do filme e seu protagonista contrapondo com a teoria psicanalítica, demonstrando assim como se constitui e desencadeia a psicose do personagem Pink.

 

O objetivo da obra é proporcionar do estudante ao profissional da saúde uma compreensão maior de fenômeno e uma possível explicação para a constituição deste que é um dos grandes enigmas da saúde mental.

 

Você pode adquirir sua versão digital através do site da Amazon clicando no botão abaixo.