Sofrimento Na Mente.jpg

Como Se Forma a Dor Psíquica?

Convidado como palestrante da noite de abertura da XXXIII Semana de Iniciação Cientifica do Curso de Medicina – UNIVALI em 01.12.2020. O psicanalista │ psicólogo e mestrando em Psicanálise (Universidade John F. Kennedy, Buenos Aires) Ricardo Steil (Prêmio Cânon de Literatura, 2009) discursou aos formandos de medicina sobre o tema: “Sofrimento é Sofrer na Mente: Psicanálise Em Questão”.

 

O resultado desta noite gerou a presente obra (transcrição completa da palestra).

 

Sofrimento na Mente (livro) visa possibilitar ao leitor uma ampliação da escuta profissional, partindo, da apresentação da teoria psicanalítica, por meio, de uma linguagem acessível, longe dos jargões técnicos.

 

Este se divide em dois momentos.

 

No primeiro: o leitor será introduzido à teoria psicanalítica, ampliando assim a sua escuta. O tema perpassará dos ciúmes a questões como da procrastinação ao stalkeamento.

 

No segundo momento: será apresentado um estudo de caso de uma paciente de não adesão à terapêutica antirretroviral contraponto as falas de análise com o arcabouço teórico anteriormente apresentado visando consolidação do saber apresentado.

 

Recordando que este caso apresentado teve permissão da analisante e que dados que possibilitassem o reconhecimento foram ocultados.

 

O objetivo da presente obra é possibilitar o profissional da saúde a conhecer a psicanálise enquanto possibilidade de auxílio na clínica ou instituição de saúde.

 

Você pode adquirir sua versão digital através do site da Amazon clicando no botão abaixo.